ATOS PREPARATÓRIOS PARA O

Orientação Técnica para os atos preparatórios de encerramento de mandato de 2021/2024, e geração de informações necessárias para a transição de governo que garanta a continuidade do serviço público municipal.

16 HORAS DE CAPACITAÇÃO

06 e 07

PALMAS
TOCANTINS

de FEVEREIRO

ÚLTIMO ANO DE

MANDATO

VEDAÇÕES E TRANSIÇÃO DE GOVERNO

APRESENTAÇÃO

Encerrar um mandato exige atenção contínua, especialmente no último ano da legislatura, mesmo quando o prefeito é pré-candidato. Desde a observância das ações vedadas pela legislação até a preparação de demonstrativos contábeis, controle de gastos, revisão de remunerações, inventários e limitação de empenho, é essencial garantir a legalidade e legitimidade da transição de governo.

A prestação de contas, obrigatória após a transição, demanda demonstrações contábeis revisadas pelo Serviço de Registro Contábil e analisadas pelo Órgão de Controle Interno. O Controlador Geral do Município deve permanecer no cargo até março do primeiro ano do novo mandato, quando não for detentor de cargo efetivo.

O encerramento correto do mandato inclui a observância de normas para guarda de dados, documentos, informações bancárias e patrimoniais. Com as novas regras da Lei 14.133/2021, a gestão e fiscalização de contratos requer análise específica dos órgãos de controle interno, especialmente em contratos de serviços contínuos e obras.

Para preparar os agentes públicos e aprimorar a administração pública, estamos desenvolvendo material específico em várias etapas ao longo de 2024. O objetivo é capacitar aqueles que assumirão novos governos em 2025, evitando penalidades e prejuízos aos cofres públicos. Com cuidados simples, podemos evitar sanções aplicadas pelos órgãos fiscalizadores.

PÚBLICO-ALVO

Controladores Internos
Auditores
Contadores
Chefes de Unidades Administrativas
Advogados
Prefeitos
Gestores
Secretários Municipais
Vereadores
Servidores em geral
Assessores e demais Profissionais que atuam na Administração Pública Municipal.

OBJETIVO

Preparar os agentes públicos para formação de equipe de transição, geração de informações e demonstrativos contábeis e técnicos, análise de informações para um encerramento de mandato e ainda definir procedimentos a serem adotados na transição de governo 2024/2025, objetivando um encerramento das contas públicas com observância aos preceitos técnicos e legais orientados para uma boa e regular prestação de contas de gestão.

CARGA HORÁRIA - 24 HORAS

Auditor, Palestrante, Professor de Capacitação, Coordenador de Cursos; Especialista em Administração Pública Municipal (Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo – MG); Especialista em Direito Público (Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – FADIVALE – Governador Valadares – MG); Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Autor de livros e vários trabalhos publicados sobre Controle Interno, Licitações Públicas, Gestão Administrativa, Contábil e Financeira dos Órgãos Públicos Municipais; Foi Controlador Geral do Município de Ibatiba – ES (2009-2011), Galileia – MG (2017/2018), Foi Auditor Chefe do Município de Itabirinha, Jampruca, Itambacuri, é Controlador Geral do Município de São Félix de Minas e consultor de diversos órgãos públicos Municipais. Foi Delegado do CRCMG, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (2010 – 2015 – 2018/2021). Foi Coordenador do Grupo de Trabalho da Área Pública (CRCMG – Belo Horizonte – MG – 2010 – 2013). Imortal da Academia Mineira de Ciências Contábeis.

Prof. Milton Mendes

INSTRUTOR

Encerramento de Mandato

Inventários                                                                                                                             

Relatório Anual doControle Interno da Prestação de Contas - Legislativo e Executivo                           

Gestores e Fiscais deContratos                                                                                             

Repasse e Devoluçãodos Duodécimos do Legislativo Municipal                                              

Orientações SobreProcedimentos Patrimoniais, Orçamentários e Restos a Pagar                    

Aspectos Patrimoniais– Ativo                                                                                     

Aspectos Patrimoniais– Passivo                                                                                             

AspectosOrçamentários – Empenhos                                                                         

AspectosOrçamentários – Despesa por Modalidade de Licitação                                             

Rotinas deEncerramento de Exercício                                                                        

Balanço Patrimonial                                                                                                               

Balanço Financeiro                                                                                                                

Balanço Orçamentário                                                                                                

Demonstrações dasVariações Patrimoniais                                                                            

Formalização e Prazopara Encaminhamento da Prestação de Contas                         

Regulamentos da Lei nº14.133/2021 ;   

Atos Preparatórios para a Transição De Governo

Conceito e Objetivos                                                                                                              

Princípios daTransição Governamental                                                                       

Aspectos Temporais                                                                                                               

RegramentosAplicáveis                                                                                                         

Órgãos e EntidadesSubmetidas às Regras de Transição                                                        

Equipe de TransiçãoGovernamental                                                                                       

Forma de Atuação daEquipe de Transição                                                                             

Informações eDocumentos que devem ser Analisados na Transição                            

UnidadesAdministrativas que serão Analisadas e Informações solicitadas                               

Notificações aControladoria Geral do Município                                                          

Resumo dasInformações a Serem Analisadas                                                            

Regras Especiais                                                                                                                   

Responsabilidades                                                                                                                 

Providências a SeremTomadas no Início de Gestão                                                                

Garantia de umSistema de Controle Interno Funcional e Independente                         

Providências Junto aoTribunal de Contas do Estado                                                   

Orientações Finais                                                                                                                 

 

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